Historial do Clube de BTT da CPR

Equipa de BTT da Casa do Povo de Retorta

Integrada no clube de BTT da Casa do Povo de Retorta, foi criada em 2000 a equipa de BTT da Casa do Povo de Retorta.

1_equipa_CPRA primeira equipa tinha a seguinte composição: Sentados à frente e da esquerda para a direita estão o Paulo Oliveira, Jorge Maia, Elisabete Vilas Boas, Pedro Raposo, José Senra (Zé Tolo) e Ana Vilas Boas. Sentados lá atrás estão o Miguel Carmo, Vasco Bastos e a Marta Vieira.

Logo no primeiro ano de competição a Ana Vilas Boas foi vice-campeã do Minho na categoria de elites femininas.

Clube de BTT da Casa do Povo de Retorta

Este foi o primeiro clube de oficial de BTT no Concelho de Vila do Conde e foi pioneiro na divulgação da modalidade com muitas iniciativas, com destaque para as peregrinações a Santiago de Compostela, organização de provas de competição de cross-country para o Regional do Minho e Regional do Porto.

Provas de referência

 120 Kms de S. João

partida_120kmsNo fim de semana de 21 e 22 de Junho de 2003 organizou o “Super Fim-de-semana de BTT” com os míticos 120 Kms de S. João no dia 21 e uma prova para a Taça Regional do Minho no dia 22 Junho. Os 120 Kms de S. João, foi a primeira ultra maratona organizada na região norte. Dos cerca de 80 participantes, que alinharam à partida, metade desistiu, devido às dificuldades do percurso e ao forte calor que se fazia sentir. A título de curiosidade o participante mais longínquo veio de Lisboa e o primeiro classificado (José Sousa), terminou o percurso em 6h:55m.

LusoAlpes

lusoalpes_percursosPara a história do BTT, ficou também o Raid LusoAlpes Extreme, realizado a 09 Julho de 2005 nas serras do Marão e Alvão e com partida e chegada na cidade de Amarante.

Baseada numa ideia original de Guillaume Kuchel, que também idealizou e reconheceu o percurso, este evento foi uma referencia a nível nacional, no BTT extremo de alta montanha. Para muitos participantes, foi considerada a maratona mais dura realizada em Portugal até à data. Os participantes tinha a possibilidade de seguirem por 3 percursos diferentes. O percurso maior com 115 kms de extensão tinha 4000 metros de acumulado!!!

Outras Iniciativas

De entre os muito passeios organizados pelo clube, ficaram também para a história do BTT, a Rota do Rally (em Guimarães), As 3 descidas da Penha (fomos pioneiros a utilizar o Teleférico de Guimarães para levar as BTTs para o alto da serra) e o Rally das Tascas, que ainda se realiza em Vila do Conde no mês de Agosto.

Anúncios